Fernanda Miloco's profile

Capela São Lourenço

CAPELA SÃO LOURENÇO

Projeto realizado no segundo ano de Arquitetura e Urbanismo, para a disciplina de Arquitetura I.
Data de realização: maio de 2015
Equipe: Fernanda Miloco  |  Gabriel Alves
O TERRENO
Na parte leste do parque São Lourenço, no bairro de mesmo nome em Curitiba-PR, há um platô reservado do resto do parque pela cota de +4 metros e inúmeras árvores que o circundam, elevando-o em relação ao caminho para pedestres. É nesse ambiente naturalmente propício à reflexão e contemplação que foi implantada a capela, essencialmente católica, em homenagem ao santo que deu nome ao parque.
O acesso principal ocorre por uma via concordante com a ciclovia, e o secundário pelo estacionamento do parque, na rua Padre Bernardo Peirick.
A CAPELA
Refletindo sobre as sensações e percepções ideais num espaço sagrado - sensação de segurança, afeto, consolo e liberdade de espírito, optou-se por relacioná-lo a um fraterno abraço. Sendo assim, a capela, situada na parte periférica do platô, foi concebida com grandes planos curvos de concreto que almejam acolher quem entra no espaço. Isso possibilita que diversas atividades ocorram nesse espaço, incluindo uma missa campal para 300 pessoas. O interior comporta aproximadamente 30 pessoas.
A forma da capela surge desses planos - os de trás fixos e dispostos de forma a iluminar o altar, e os da frente móveis (portas metálicas) que correm sob um trilho permitindo diferentes aberturas e conexão do interior com o exterior.
Um plano de vidro separa o interior da capela da área reservada ao santo São Lourenço, de forma a permitir que ele seja acessível não somente durante o culto, mas em qualquer momento, sem restrição de acesso.
Capela São Lourenço
Published:

Capela São Lourenço

Published:

Creative Fields