Vanessa Tavares's profile

Capela de São Lourenço

Trabalho apresentado à disciplina de Arquitetura I, do segundo ano da UFPR, em 2014, com representação manual obrigatória e posterior modelagem e desenhos digitais para portfólio. As perspectivas e estudos de desenho foram executados manualmente, pelo método das 3 escalas, sem o auxílio de programas de modelagem.
 
A principal condicionante de projeto foi o uso de luz natural associado ao simbolismo da luz  para religião.
VISTA INTERIOR DA MAQUETE ATRAVÉS DE OLHO MÁGICO E EFEITO DE LUZ OBTIDO
CONTEXTO E PROGRAMA
O programa solicitado constava de capela católica situada no Parque São Lourenço, em Curitiba. Considerado santo dos pobres, a capela deveria ser dedicada ao patrono do Parque, comportar 30 pessoas sentadas e abrir-se totalmente para missas campais com até 300 pessoas, permitindo a visibilidade dos atos ocorridos  em seu interior. 
A condicionante de visibilidade foi um dos fatores cruciais de resolução do projeto, pois as pessoas que participassem das celebrações externas deveriam ter também uma percpção de espaço sagrado, mesmo com as atividades cotidianas do parque.
 
 
O PROJETO - CONCEITO E PARTIDO
O conceito desse projeto foi baseado no equilíbrio, das cores do lugar com as do material utilizado (contrastantes); dos espaços abertos e suas vistas e das vistas emolduradas por planos que conduzem à capela; das linhas retas externas do volume prismático com uma cobertura que se revela curva e convida a olhar para o alto; do peso dos tijolos com a leveza obtida com a casca cerâmica armada. O partido utilizado foi o de configuração de espaço semi aberto contíguo à capela e o uso de caminhos delimitados por planos.           
CONCEITO E PARTIDO
MAQUETE DE IMPLANTAÇÃO E ELEMENTOS DE PROJETO: CAMINHOS ENTERRADOS,
PERSPECTIVA INTERNA REALIZADA COM O MÉTODO DAS TRÊS ESCALAS
 
MODELAGEM POSTERIOR AO PROJETO COM RENDER EM VRAY 2.0
FOTO INTERNA DA MAQUETE
TECNOLOGIAS CONSTRUTIVAS E DETALHES
Inspirada nas técnicas construtivas de Eladio Dieste (Engenheiro uruguaio que inventou a tecnologia construtiva de cerâmica armada) e Solano Benitez (arquiteto paraguaio que experimenta a plástica do tijolo de forma contemporânea), e tendo como referência plástica o Pavilhão de Portugal, de Álvaro Siza, essa capela utiliza-se de paredes de alvenaria armada de tijolo cerâmico com cobertura em cerâmica armada – uma catenária contendo tijolos e concreto protendido.
 
Os fechamentos superiores propostos são de vidro com adesivo estrutural, apoiados em perfis de alumínio anodizado. A porta em painéis metálicos revestidos de madeira, de correr, possui guias inferiores e laterais /superiores, que deslizam junto ao muro lateral à capela.
CORTE CONSTRUTIVO
FOTO DA MAQUETE E DETALHE DA COBERTURA
Capela de São Lourenço
Published:

Capela de São Lourenço

Project presented in 2014 to the Architecture I discipline, at UFPR - Federal University of Paraná

Published:

Creative Fields