Thaís Caroline Correia's profile

Artigo para Blog | Barbearia

Tema do artigo: O que mudou no estilo de corte de cabelo masculino nos últimos 40 anos.
Headline: Linha do tempo: as mudanças no estilo de corte de cabelo masculino nos últimos 40 anos
Meta-descrição: Confira no texto as principais características dos cortes de cabelo dos homens desde a década de 80.
Palavras-chave: “Estilo de corte”, “Corte de cabelo”
Tempo de leitura: 3 minutos

Cuidar da beleza não é uma invenção da atualidade. Há registros arqueológicos em que mencionam achados como pentes e navalhas feitas com pedras para usar nos cabelos. A vaidade é natural do ser humano, e através do tempo, com o avanço das tecnologias, tem-se chegado a resultados cada vez melhores.

E se antes eram as mulheres conhecidas pelo autocuidado, hoje os homens dividem o pódio, com seus produtos cosméticos específicos para barba, pele e cabelos. A cultura de chamar o público masculino que se cuida de “metrossexual” não existe mais, agora é item indispensável no dia-a-dia.

Diante dessa procura, empreendedores investiram em espaços voltados para homens, onde há o cuidado mais procurado: corte de cabelo. As barbearias se tornaram lugares de encontro de amigos, de happy hour e de cuidados pessoais. Com ambientes de design moderno, rústico e acolhedor, os homens desenham o semblante com cortes de sucesso.

Olhando um pouco para trás, é nítida a mudança nos estilos de corte. De um momento para o outro as referências mudam, novas ideias surgem e o resultado são características marcantes ao final de cada década. Veja as principais diferenças nos cortes de cabelo desde a década de 80.

1. Década de 1980
Se olharmos para nomes como David Bowie, Lionel Richie, Chitãozinho e Xororó na década de 80, veremos o corte de cabelo que estava na maioria das cabeças dos homens (e até mulheres) da época. O famoso Mullet, um corte curto na frente, desfiado, e comprido atrás até a altura da nuca. Foi uma febre, atores de Hollywood e cantores adotaram o corte e serviram, então, de referência para público.

Também desse período, vale mencionar o Jerry Curls, que como o próprio nome diz, cai muito bem em cabelos cacheados. Trata-se de um design mais arredondado, com os cachos bem definidos caídos na testa. O nome mais conhecido que adotou esse corte por bastante tempo é o de Michael Jackson.

2. Década de 1990
A década de 90 foi recheada de referências estadunidenses. Além de continuar se usando o Mullet da década passada, também se via pelas ruas cabelos médios estilo “tigela” divididos ao meio (Nick Carter dos Backstreet Boys usou bastante), tranças finas em todo o comprimento (adotadas por Snoop Dog) e o bem curto descolorido (Eminem representava bem essa referência).

3. Anos 2000
No começo do novo milênio o estilo de corte se tornou mais simples e sem volume. O primeiro e mais comum era o Moicano, estilo esse caracterizado por um espetado na linha média da cabeça. Esse penteado era utilizado frequentemente por jogadores de futebol e Djs da época. Outro que vale a pena mencionar é o Teen Mop Top, utilizado pela comunidade Emo (estilo comum dos anos 2000) e pelo cantor pop Justin Bieber, referência do final da década.

4. Anos 2010
Nesta década mais recente, os penteados masculinos receberam referências da década de 40 e 50. O primeiro tipo de corte é conhecido como Social, ou seja, cabelos curtos, bem penteados e com um topete. Da década de 50, a referência foi o Degradê, que é um estilo curto nas laterais formando uma gradação da cor do cabelo, e volumoso em cima.

5. Começo da década de 2020
Nos dias atuais temos referências de várias décadas passadas. Desde Moicanos texturizados, Degradês, a Undercuts (inspirado nos Peaky Blinders) e o Corte Militar, que é um design todo baixo.

Muitas foram as mudanças, e muitas estão por vir, afinal, cabelos são versáteis, diversos e com múltiplas possibilidades de corte. Sobre o futuro não dá para escrever, mas a ideia de 2023 é buscar inspirações na história e mesclar as referências para se obter originalidade.
Artigo para Blog | Barbearia
Published:

Owner

Artigo para Blog | Barbearia

Published: